Segundo casamento, qual a melhor opção de cerimônia?

Um segundo casamento deve ser visto como uma nova oportunidade de ser feliz. As lembranças do passado ficam para trás e você pode viver novamente a emoção de ser uma noiva.

O segundo casamento deve ser organizado como se fosse o primeiro, afinal você pode estar casando pela segunda vez, mas não com essa pessoa de agora. Existem algumas regras que devem ser seguidas no momento da realização do segundo casamento, mas isso não significa abrir mão de viver um momento especial.

A escolha da cerimônia de um segundo casamento deve ser muito conversada com o casal para que possa atender a expectativa de ambos. Podem aparecer várias dúvidas na escolha da decoração, traje e estilo de cerimônia para um segundo casamento. Além da celebração em si, outros itens merecem atenção especial. Vamos listar alguns deles para te ajudar.

Convite de casamento

Não é porque você está realizando um segundo casamento que vai abrir mão do convite impresso. Os convites para o segundo casamento devem ser encabeçado pelos próprios noivos. Podendo, caso queiram, incluir o nome dos pais. Podem aproveitar para fazer algo mais informal e personalizado.

Independente do estilo e tamanho da festa, ter esse registro do convite é importante. No convite os noivos, devem incluir, no final, o endereço atual de cada um ou, caso já morem juntos, o endereço dos dois.

Vestido da noiva

Um quesito que divide opiniões. A depender do estilo da cerimônia nada impede a noiva usar um vestido tradicional. Mas isso vai depender da sua escolha e personalidade.

O que não é de bom tom é o uso do véu e da grinalda, mas mais uma vez o que prevalece na escolha do que usar ou não é o desejo e estilo da noiva. Normalmente, em um segundo casamento, a noiva já está mais madura e prefere optar por um traje mais discreto.

Decoração

Desde que aja bom gosto, toda decoração é permitida para atender ao estilo dos noivos.

O estilo da festa vai depender do perfil do casal. Se optar por uma grande festa, siga a tradição e abuse dos detalhes como lembrancinhas, bem casados e um lindo bolo de noiva. Caso opte por uma cerimônia mais intimista, o ideal é um casamento diurno seguido de um almoço para os convidados sem a necessidade de uma grande decoração no local.

Lista de casamento

Um chá de casa nova já não funciona nesse momento. Os convidados ficam livres para presentear os noivos. Pela regra de etiqueta para um segundo casamento, não é indicado pedir presentes para montar a casa. Entende-se que um casal que já tenha feito uma listagem anterior, já possua uma casa montada.

Bênção religiosa

Como na igreja católica não é permitido realizar uma segunda cerimônia de casamento, os casais católicos podem optar em realizar a celebração em um buffet, podendo realizar uma cerimônia tradicional nesse local.

Alguns casais não dispensam a bênção no momento da cerimônia, mesmo que faça uma festa grande com juiz de paz, é importante receber a bênção do seu líder religioso. Nesse caso, a depender da sua religião, pode pedir uma bênção especial ao superior da sua igreja.

Caso os noivos não sintam a necessidade da presença de um líder religioso, a bênção pode ser dada por um amigo através de um discurso elegante e carinhoso.

Filhos

É de grande importância a participação dos filhos do noivo e da noiva na cerimônia do segundo casamento. Uma nova família está sendo formada.  Se forem crianças, podem participará como daminhas ou pajens. Os adolescentes ou adultos podem acompanhar os noivos ao altar. Podendo até ser padrinhos ou madrinhas.

Buquê

Caso opte por usar um buquê, escolha um de tamanho menor com flores mais suaves sem muita extravagância. Com essas dicas você já pode pensar em como organizar uma linda cerimônia de segundo casamento.

Na verdade, não importa se é um segundo ou até terceiro casamento, o importante mesmo é viver toda a emoção de ser uma noiva em seu momento pleno. Aproveite cada momento como se fosse o primeiro e único. Viva seu dia de noiva com tudo o que tem direito e seja feliz.

5/5 - (1 vote)

Orçamento pelo WhatsApp