Fotografia de casamento: Qual o seu estilo?

A lista de itens na organização de um casamento parece não ter fim. Um dos itens que merece grande atenção nesse momento é o tipo de fotografia do casamento. Esta escolha estará diretamente ligada ao estilo dos noivos.

As fotos da cerimônia serão a grande recordação do dia do casamento. Acertar na escolha do estilo de fotografia fará esse registro ser inesquecível. Sabemos que existem inúmeros tipos de fotografias de casamentos que irão proporcionar aos noivos diversas maneiras de eternizar o grande dia, cada um seguindo a linguagem que mais combina com eles.

Conhecer os diversos estilos é o primeiro passo a ser dado antes mesmo da escolha do fotógrafo. É importante definir o tipo de registro que melhor vai representar a história do casal e, só então, buscar por um profissional que tenha experiência na linguagem que será usada. Procure conhecer bem o trabalho do fotógrafo e o seu estilo.

Vale ressaltar que um bom álbum de casamento reúne uma mescla de estilos. Claro que o escolhido pelo casal vai predominar, mas existem técnicas especiais para algumas fotos que não podem ficar de fora, como, por exemplo, o registro da decoração. Nesses momentos, o profissionalismo do fotógrafo é essencial.

Para ajudar os noivos na escolha do tipo de fotografia de casamento ideal, vamos citar alguns estilos para que vocês possam conhecer e escolher o que melhor vai combinar com a personalidade do casal.

Tradicional

Esse já foi o estilo mais visto nos álbuns de casamento. São fotos posadas e sugeridas pelo fotógrafo. O tradicional preza por fotos clássicas e bonitas, deixando um pouco de lado a emoção dos momentos únicos.

Não tem como fugir desse estilo em alguns cliques. O momento do brinde, por exemplo, é uma foto clássica que não pode faltar. O que fará dela uma foto especial é a experiência do fotógrafo.

Fotojornalismo/documental

Essa é uma das opções que mais agradam os noivos que preferem fotos carregadas de emoção. Fotos que capturam gestos espontâneos e detalhes de todo o casamento.

É um estilo mais natural, onde as pessoas são fotografadas de forma espontânea, tendo seus sentimentos captados de maneira verdadeira. Registrando os momentos como eles realmente aconteceram. Tudo isso feito com muita técnica, para que não se perca a beleza do momento.

Nesse tipo de fotografia, faz-se necessária uma conexão grande entre os noivos e o fotógrafo, pois o profissional ficará muito próximo do casal, familiares e convidados, registrando quem vocês foram e como se sentiram no dia do casamento. É um registro das emoções através de imagens.

Artístico/autoral

Esse estilo mostra muito do trabalho pessoal do fotógrafo, sua marca. As fotografias vão revelar o olhar do profissional, a maneira como ele vê o mundo e as pessoas. São fotos conceituais e poéticas. Muito utilizadas também nos ensaios pré-casamento.

Retrato

Este não chega a ser exatamente um estilo fotográfico, mas está sempre presente em todos os álbuns. É o tipo de foto tirada em momentos pontuais do casamento, na hora de reunir a família, por exemplo. É uma foto que vai congelar um momento de forma harmoniosa. Além das fotos tiradas durante a cerimônia e a festa, os noivos também podem optar por ensaios fotográficos  antes e depois do casamento.

Conheça alguns tipos de ensaios:

E-session – feito antes do casamento, as fotos retratam demonstrações de carinho dos noivos utilizando um cenário, ao mesmo tempo, divertido e romântico. Podem escolher locais e cenários que tenham significado para os noivos, que contem um pouco da sua história.

Foto de recém-casados – são registros feitos entre a cerimônia e a festa do casamento. Aproveitam que os noivos ainda estão arrumados, antes de caírem na diversão da festa. Podem ser tiradas em um cenário escolhido ou em algum local da cidade. É o registro do amor do casal já como marido e mulher.

Trash the dress – um ensaio diferenciado, realizado dias após a cerimônia. Uma sessão de fotos onde a noiva vai destruir seu vestido em ambientes mais radicais. O local das fotos deve ser ao ar livre e contrastar com a delicadeza do vestido. Durante a sessão, a noiva vai poder entrar na água, correr entre as arvores, rolar na areia e tudo o mais que a imaginação permitir. Caso a noiva tenha usado um vestido alugado na cerimônia, deve optar por comprar um vestido mais simples e exclusivo para esse ensaio.

Com tantas opções de ensaios e estilos fotográficos, o importante é registrar e compartilhar o sentimento de todos criando registros que formarão um álbum de casamento inesquecível.  Uma lembrança mágica de um dia único.

Rate this post

Orçamento pelo WhatsApp