Tudo sobre como organizar uma festa de renovação de votos

A renovação de votos é a celebração do amor de um casal que pretende renovar as promessas feitas no dia do casamento com a intenção de relembrar que amor continua vivo e forte.

Como organizar uma festa de renovação de votos pode parecer complicado, porém com planejamento e organização tudo sai conforme o casal sonhou.

Cada passo deve ser pensado e planejado para que o processo de organização seja tranquilo. Portanto preste atenção em cada dica e anote todos os itens para não esquecer de nada.

Continue lendo este artigo e descubra como organizar uma festa de renovação de votos para que tudo saia como planejado.

Como organizar uma festa de renovação de votos

(Banco de Imagens: Pixarbay)

 

O primeiro passo é escolher a data em que será feita a festa, pois toda a preparação será pensada para esse dia, ou seja, o sucesso dos passos seguintes dependerão do seu planejamento para a cerimônia de renovação de votos

Escolher a data envolve o significado dela para o casal. Dessa forma, pode ser no dia do aniversário de casamento, quando o casal se conheceu ou por motivos financeiro, a data com melhor custo benefício.

Após escolher o dia, é necessário pensar o que deseja ter na comemoração. Nesta fase é preciso imaginar como será a festa para decidir a decoração, o buffet, o local e até mesmo os convites.

Assim que decidida, é necessário estipular o valor máximo gasto com a festa para resolver qual será o tamanho da celebração, não é verdade?

Para saber os próximos tópicos e o passo a passo de como organizar uma festa de renovação de votos, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Vamos lá?

Festa grande ou pequena?

(Banco de Imagens: Pixarbay)

 

Depois de definir o orçamento para a renovação de votos, o segundo passo é a decisão do tamanho da festa.

Para aqueles que desejam fazer uma comemoração íntima, por estarem sem dinheiro e desejam gastar pouco, é preciso procurar por espaços que possuam bom custo-benefício e fazer a divisão dos custos.

Outra dica é passar um tempo pesquisando por preços da decoração, do vestido e tudo que pretendem colocar na festa. Com uma boa pesquisa e organização, tudo pode se manter dentro do orçamento.

Mas, para aqueles que o dinheiro não é problema e mesmo assim preferem festas pequenas, é possível optar por uma bela decoração, com um buffet mais completo e tudo que gostariam para a festa de renovação de votos.

Contudo o desejo de muitos casais é de fazer uma celebração grande e recriar o casamento, enquanto outros vêem na renovação de votos a oportunidade para fazer a festa matrimonial que não tiveram. 

Após escolher qual será o tamanho da festa, o próximo tópico servirá para descobrir como funciona essa cerimônia de relembrar o amor do casal.

O que tem em uma festa de renovação de votos?

Para este próximo tópico devemos relembrar o significado da renovação de votos, que é a reafirmação do amor, sendo que o casal não precisa ser casado na igreja para poder comemorar.

Além disso, a renovação de votos é a comemoração dos fatos importantes que o casal viveu e todos os altos e baixos que enfrentaram.

Para saber tudo o que você pode fazer em sua renovação de votos, acompanhe os próximos passos.

Passo #1 Escolha da decoração

O ponto mais importante da celebração é a escolha da decoração da festa, pois é ela que define o estilo do casal e como eles desejam representar o seu amor.

O primeiro ponto é decidir o clima de celebração que deseja transmitir, sempre pensando que o ambiente deve permanecer harmonioso e, para isso, é necessário se basear em uma paleta de cores.

O local escolhido para a cerimônia deve estar em harmonia com o casal, portanto, um local sofisticado é a opção ideal.

Muitos casais fazem a festa no estilo que foi a do casamento ou inovam e escolhem um tema como: baile de gala ou optam por definir uma cor central para habitar o ambiente.

Contudo, uma dica que pode tornar tudo especial é relacionar a renovação de votos com a bodas de casamento (link), por exemplo, bodas de cristal (15 anos) ou bodas de prata (25 anos).

Como está o andamento de como organizar uma festa de renovação de votos? Aproveite mais dicas, então passe para o item abaixo e saiba o que servir no buffet.


Passo #2 Qual buffet deve ser servido?

Uma das maiores dúvidas que podem surgir agora é sobre o que servir para os convidados.

Existem duas opções para seguir:

  • primeira opção: salgados e doces e/ou pequenos petiscos, além de focar em drinks mais completos para entreter os convidados.
  • segunda opção: jantar, podendo ter os docinhos e salgados, mas com foco principal no jantar. 

Se mesmo escolhendo uma das alternativas ainda restar dúvidas sobre o que servir, você poderá decidir um tema para a festa, aí tudo ficará mais fácil, pois o buffet pode ser baseado nesse tema.

Contudo, se você ainda não tem certeza sobre o que fazer, pense em variedades de comidas para que todos possam comer.

Você pode pensar em pratos diferentes ou tradicionais. Abuse da criatividade, mas não esqueça da qualidade dos alimentos!

Outro ponto muito importante é sempre pedir alguma indicação para o local que você irá encomendar o jantar ou os doces, perguntando: qual é o prato que o pessoal mais pede? Qual prato seria ideal para o tema da minha renovação de votos?  

Agora que você já sabe como escolher o cardápio da sua festa, vamos para o momento mais esperado, a roupa!

Passo #3 Qual a roupa ideal para a renovação de votos?

Um dos momentos mais especiais é a escolha do que você irá vestir. O uso de paletó é uma tradição em quase todas as festas de renovação de votos, assim como usar novamente o vestido de noiva.

Mas, para todas que desejam inovar nesse requisito, experimentar vestidos de cores diferentes como rosa claro ou creme são possibilidades a se considerar.

Porém, se você tende para um lado mais clássico, que tal escolher um novo vestido de noiva?

A decisão da roupa também está relacionada com a decoração da festa, para que o casal esteja de acordo com o tema ou da cor central da celebração.

Agora que esse ponto foi solucionado e o casal já está com as roupas decididas vamos para o próximo tópico que é uma dúvida frequente de casais. 

Passo #4 É preciso renovar as alianças?

O momento de troca de alianças é um instante único para o casal, sendo a simbologia fiel à eternidade e compromisso.

Não é obrigatório a troca de alianças durante a renovação de votos, mas se for o desejo do casal mudar o estilo da aliança ou acrescentar uma nova frase nela, por representar uma nova fase da vida a dois, então essa é uma ótima ideia.

O significado da aliança pode estar entrelaçado com as bodas de casamento: seja ela de prata, de ouro ou até mesmo a de ferro.

Mesmo após seguir todos os passos de como organizar uma festa de renovação de votos, entretanto, ainda não sabe qual espaço escolher para comemorar, vamos dar mais uma dica no item abaixo.

Onde posso alugar um espaço em Salvador para minha renovações de votos? 

Para a comemoração da sua festa de renovação de votos é preciso encontrar um espaço aconchegante e sofisticado.

O Espaço Aliança pode ser a escolha perfeita para quem busca conforto e elegância. 

Fundado em 2017, o Espaço Aliança se destaca em Salvador pelo seu diferencial de preço, organização e dedicação ao cliente. Realizamos sonhos, que vão desde o casamento até a comemoração de bodas ou renovação de votos.

O Espaço Aliança pode fazer toda a sua imaginação se transformar em realidade, eternizando momentos em lembranças que ficarão para sempre em seu coração.

Celebre o inesquecível e economize com sofisticação!

Faça seu orçamento conosco e realize o sonho da renovação de votos que você considera inalcançável! 

E se surgiu alguma dúvida após ler o artigo sobre como organizar uma festa de renovação de votos, pode deixar nos comentários que em breve responderemos!

Siga a nossa página no Instagram e Facebook!

5/5 - (2 votes)

Orçamento pelo WhatsApp