Bodas de Prata: saiba como organizar essa cerimônia

A festa de bodas de casamento é uma comemoração importante para o relacionamento do casal, afinal marca e revive o amor que existe em seus corações.

Depois de 25 anos de casados, acontece a comemoração das famosas Bodas de Prata. Esse é o momento em que o casal já se conhece bem e passou por momentos bons e ruins, superando obstáculos e fortalecendo o amor que sentem.

Para saber mais da comemoração das Bodas de 25 anos, continue lendo este artigo e descubra como organizar a festa.

Qual o significado da Bodas de Prata?

O nome “Bodas” vem do latim votum e significa “promessa”, logo, a festa representa justamente isso: reviver a promessa que foi feita há 25 anos e renovar com outros votos de casamento.

Uma das festas mais comemoradas pelos casais do ocidente é a Bodas de Prata. Era conhecida antigamente na Alemanha pela forma da celebração na qual o casal recebia uma coroa de prata como símbolo dos 25 anos de casados.

Outro conceito atribuído às bodas de casamento é que a cada ano que passa os materiais usados como símbolos vão se tornando mais resistentes, ou também fazem menção aos valores tidos na relação.

Por exemplo: o primeiro ano de casado é Bodas de Papel, 15 anos Bodas de Cristal, 25 anos Bodas de Prata e 50 anos Bodas de Ouro.

Confira aqui quais são os tipos de bodas de casamento comemoradas ao longo dos anos

Acompanhe agora a importância da comemoração da data, como organizar Bodas de Prata e tudo mais sobre essa data.

Qual a importância de comemorar as Bodas de Prata?

A data é muito importante para a união do casal, pois representa um quarto de um século, 9.125 dias e 21.9000 horas passados juntos.

Muitos momentos vividos, sejam eles alegres ou tristes, mas que serviram para fortalecer a união.

A prata traz a representação da resistência, porém é maleável. Portanto, na relação do casal, ainda pode surgir outras situações que podem moldar o relacionamento, mas a resistência do amor fala mais alto.

A comemoração de 25 anos juntos será um momento único na vida do casal. Descubra também como tornar esse dia o mais especial possível. 

Como organizar Bodas de Prata?

O primeiro passo para entender como organizar Bodas de Prata é escolher qual decoração você deseja fazer para as bodas de casamento.

É essencial escolher se quer algo mais simples para os familiares e amigos mais próximos ou algo grandioso para uma lista maior de convidados.

Caso opte por uma cerimônia mais simples, acompanhe os próximos tópicos e aprenda como organizar Bodas de Prata, fazendo uma festa inesquecível.

Como fazer uma festa pequena de bodas de prata?

Fazer uma festa pequena pode ser uma escolha do casal por se sentir mais à vontade com menos convidados ou por outro lado por conta do curto orçamento.

Para fazer isso se tornar realidade, basta organizar todos os passos, comparar o preço e escolher um lugar sofisticado que tenha um ótimo custo-benefício. 

Para dar início a preparação da festa, primeiramente o casal deve ter em mente o que deseja, para poder ter mais tempo de organização e planejamento.

Depois de ter a ideia, vamos colocar em prática cada passo e determinar o seguimento que deve ser tomado, para manter o foco e acabar saindo conforme o desejo do casal.

Decoração para festa pequena de Bodas de Prata

Se os pombinhos desejam fazer uma festa temática, fica mais fácil escolher tudo, pois deve estipular uma paleta de cores, como, por exemplo, prata e branco.

Depois, dê destaque para os elementos que serão colocados, como flores brancas, peças em prata com detalhes brancos, e intercalando as duas cores.

(Fonte: Pinterest)

Uma boa dica é fazer uma arrumação elegante na mesa para deixar a festa sofisticada. Como a festa é pequena, dá para distribuir bem o orçamento entre os comes e bebes, a decoração e todo o resto. Como no exemplo da foto acima.

Caso opte por uma cerimônia maior, acompanhe os próximos tópicos e aprenda como organizar Bodas de Prata para uma lista grande de convidados.

Como fazer uma festa grande de Bodas de Prata?

A fórmula para a organização de uma festa grande é uma planilha de organização, pois ela pode ser a sua melhor amiga nesse momento, porém quando se trata de uma festa maior o planejamento precisa ser em dobro.

A primeira coisa é que a decoração da festa deve ser pensada bem antes para que nenhum detalhe seja esquecido, e também para dar tempo de tudo ficar pronto.

A decoração pode ter um tema principal, como uma noite de gala, e colocar como decoração detalhes de prata para não perder o clima das bodas. Assim você faz algo diferente, mas com uma ideia tradicional.

Mas para aqueles que desejam fazer ao estilo de cerimônia de casamento, aposte numa decoração clara.

E assim como a decoração que pode esbanjar sofisticação, o jantar pode ter uma variedade maior de pratos, porém não podem ser tantos para não confundir os convidados.

Pois, é sempre bom manter um padrão no cardápio para que o paladar não fique perdido. O ideal é seguir uma linha de pensamentos para tudo ficar harmônico.

O próximo passo para aprender como organizar Bodas de Prata é a escolha do buffet que será oferecido durante a festa.

Como escolher o cardápio ideal?

Muitos casais não sabem ao certo o que servir, por isso vamos orientá-lo(a) com algumas dicas e opções do que oferecer na sua festa de Bodas de Prata.

Dica 1: comece pelos petiscos e drinks

Primeiro você pode escolher os petiscos e focar nos drinks. Outra opção é fazer um jantar com drinks mais leves, pois são muitas combinações possíveis.

Dica 2: caso resolva optar pelo jantar

Você escolheu o jantar, porém não sabe qual comida colocar no cardápio? Coloque pratos comuns, que são mais consumidos pelo público, além de variar com outros que podem agradar tanto os convidados, quanto o casal.


Dica 3: peça a ajuda de um(a) especialista

E como última dica do cardápio, que tal requisitar ajuda para um especialista? Pedir uma dica do local em que você irá encomendar é uma boa ideia, até porque eles trabalham com isso e sabem o que os clientes mais costumam pedir e elogiar.

Gostou das dicas? O próximo passo é decidir o que vestir neste dia tão especial.

O que vestir para a Bodas de Prata?

Para os clássicos, um bom e velho terno pode servir perfeitamente e também vestidos elegantes de cores claras para manter uma linha tradicional.

Existem também os casais que renovam os votos com as roupas que usaram no dia do casamento, para representar a nova fase da vida, sem contar que é ótimo para quem deseja economizar.

E para quem deseja fazer diferente, cores mais vibrantes são bem legais. Outra opção são  as vestimentas que podem ser referentes ao tema da festa, por exemplo, na noite de gala, usar vestidos mais longos e com cores escuras ou misturadas.

É preciso renovar as alianças de casamento?

(Fonte: Pinterest)

É uma das principais perguntas que os casais fazem, mas para aqueles que gostam da sua aliança e não gostariam de gastar muito com esse detalhe, não é preciso fazer uma nova.

Entretanto, existem outros que optam por renovar e relacionar a aliança ao o tema, como, por exemplo, fazendo uma aliança de prata para combinar com festa.

Outra opção para os que não gostariam de gastar, seria regravar a frase na aliança, pois seria uma forma de fixar as bodas de casamento.

Portanto, isso depende muito do orçamento e do gosto do casal para determinar o que fazer.

Agora que já sabem o passo a passo de como organizar Bodas de Prata, mas desejam saber outras ideias para surpreender o seu amor continue a leitura e saiba ainda mais sobre o assunto.

Algumas ideias que podem surpreender quem você ama

Separamos a seguir algumas sugestões de ideia para você surpreender quem ama e comemorar as bodas de prata com estilo.

Que tal economizar para uma viagem?

A todos os casais que amam viajar, nada mais justo que presentear eles mesmos organizando uma viagem.

O planejamento é o ideal para fazer tudo que deseja, como, por exemplo, uma planilha para colocar no papel tudo que gostariam e o orçamento que será preciso quanto mais pesquisar melhor será.

A escolha do destino, quantos dias de viagem e também quanto poderá gastar no local, deve ser planejado com antecedência, mas é claro que imprevistos podem surgir. Porém, você estará precavido fazendo uma pequena reserva para essas situações.

Está vendo que se você planejar vai conseguir aproveitar muito mais essa data? E é sempre bom sair da rotina e viver novas aventuras com a pessoa que você está casada há 25 anos.

Que tal presentear quem você ama?

Começar o dia com demonstração de amor é uma bela forma para entrar no clima das Bodas de Prata, e sem contar que é uma forma de carinho e de mostrar o seu amor.

Os presentes podem ser com um toque pessoal, como um simples colar ou rosas, e até mesmo um lindo cartão para simplesmente lembrar a pessoa que está do seu lado o quanto é importante.

É só pensar nos detalhes e no que o seu amor mais gosta de usar ou de comer ou de ganhar. Melhor ainda a surpreenda com algo que nunca imaginaria, use toda a sua criatividade.

Que tal um jantar romântico?

Sair para comer pode ser algo novo a acrescentar na rotina do casal e que pode render grandes momentos.

Minha dica é visitar um lugar novo ou um restaurante que desejam muito conhecer, para acrescentar novos sabores no paladar do casal e também, criar novas memórias dessa data especial.

O que acharam de todas essas dicas? Desde como organizar Bodas de Prata, até ideias de como comemorar com seu amor. Mas ainda não acabou, tem mais uma dica muito importante.

Onde eu posso comemorar minhas bodas de prata em Salvador?

Após aprender tudo sobre como organizar Bodas de Prata, o próximo passo agora é encontrar um local sofisticado e que tenha um ótimo custo-benefício. 

Fundado em 2017, o Espaço Aliança se destaca em Salvador pelo seu diferencial de preço, organização e dedicação com o cliente. Realizamos sonhos, desde o casamento até a comemoração das bodas ou renovação de votos.

O seu sonho pode ser realizado por um preço acessível, a partir de R$ 1.892,00.

O Espaço Aliança pode fazer toda a sua imaginação se transformar em realidade, eternizando momentos em lembranças que ficarão para sempre  em seu coração.

E agora que você já sabe como organizar Bodas de Prata, já pode conferir nossas ofertas e qualquer dúvida pergunte-nos pelos comentários que responderemos em breve!

Celebre o inesquecível e economize com sofisticação!

Faça seu orçamento conosco e realize o sonho que você considera inalcançável! 

Siga a nossa página no Instagram e Facebook!

5/5 - (2 votes)

Orçamento pelo WhatsApp