Casamento celta, já ouviu falar?

O casamento Celta é uma cerimônia original baseada na cultura Celta, sem vínculo com nenhuma religião, onde o que é valorizado é a relação do homem com a natureza. É uma cerimônia repleta de simbologias e significados que falarão da trajetória dos noivos, mesclando originalidade e tradição.

Toda a cerimônia é dividida em nove momentos. Nove é o número que simboliza a união. A organização de um casamento celta envolve um estudo do casal e uma atenção especial com os padrinhos e parentes dos noivos, para que tudo funcione de acordo com os moldes de uma cerimônia celta.

A origem do povo celta vem de antes de Cristo e, por isso, a festa não era celebrada para um Deus e sim utilizando elementos da natureza e frases de amor. Toda a simbologia da cerimônia é retirada dos elementos terra, fogo, água e ar. Segue a lista dos nove elementos que fazem parte da cerimônia de um casamento celta:

1. Introdução

A ritualista que irá celebrar a cerimônia e informará a todos os convidados que a cerimônia acolhe adeptos de todas as religiões, explicando o que representa cada elemento.

2. Ritos iniciais

Entrada do noivo acompanhado dos pais do casal. O caminho feito até o altar simboliza as escolhas de vida que os noivos fizeram até hoje. Perto do altar haverá uma mandala no chão feita com pétalas de rosas representando um ponto de união, o ponto da vida onde os noivos se encontraram. O noivo irá aguardar nesse local.

3. Acolhida

Esse é o momento da entrada das crianças, onde as meninas jogam pétalas no chão simbolizando pureza e graça e os meninos jogam sementes e tocam sinos, simbolizando a prosperidade e alegria.

Logo em seguida é o momento da entrada da noiva que irá encontrar o noivo na mandala.

4. Purificação

O casal tem as suas mãos lavadas com água e sal. A água representa a transparência e a conexão com o divino e o sal serve como catalisador de energias negativas.

5. Oferendas

Dois amigos do casal são escolhidos para serem “dagdas” da amizade, representando bondade e sabedoria. Escrevem um texto sobre a amizade que será lido para os noivos.

Os padrinhos também participam das oferendas. Oferecem objetos especiais para os noivos. Esses objetos podem ser potes de sementes para trazer prosperidade, mandalas para simbolizar paz ou velas simbolizando sabedoria. Em seguida, começa a oferenda do amor, onde os noivos lerão uma carta de amor um para o outro.

6. A palavra

É o momento da explicação da importância das alianças. A entrega é normalmente é feita pelas crianças da família.

7. Alianças

Nesse momento os pais do noivo seguram as alianças e os noivos fazem uma leitura de agradecimento aos pais. Em seguida, a família da noiva entrega a aliança ao noivo e vice-versa, simbolizando o acolhimento da família.

8. Troca de alianças

Objetos representando os quatro elementos da natureza são colocados sobre a mesa do altar. Um prato de sal representa a terra, um cálice com um líquido representa a água, a fumaça de um incenso representa o ar e uma vela simboliza a chama do amor. Esses elementos abençoam o casal e as alianças são lavadas com uma água consagrada preparada especialmente para aquele dia. Finalmente, ocorre a troca de alianças pelos noivos.

9. Bênção final

Os noivos recebem da ritualista a declaração de que foram unidos pelo poder do amor e da escolha. O noivo beija a noiva e deixam o local debaixo de aplausos. Conhecendo todos os significados da cerimônia celta, deve-se começar a pensar na caracterização da festa, para que todos entrem no clima da escolha feita pelos noivos. Inclusive, deve haver a informação no convite que será uma cerimônia celta. A decoração e as músicas também vão ajudar a manter o estilo escolhido.

Toda celebração feita a partir dos rituais celtas é cercada de muito amor e participação da família e amigos, o que faz dessa cerimônia um momento de muita alegria e emoção. Por ser um ritual ligado com a natureza, deve-se investir em flores e paisagens naturais.

O mais importante, seja em uma cerimônia de casamento seja celta ou não, é que esse é o momento máximo da celebração do amor entre duas pessoas. Um momento de amor para ser dividido com todos aqueles que são importantes para o casal.

Faça sua escolha de cerimônia e viva seu grande dia com muito amor.

4.7/5 - (3 votes)

Orçamento pelo WhatsApp