Bodas: você sabe como presentear cada comemoração?

Já reparou nesta tradição? Na nomenclatura das bodas de casamento, os materiais vão ficando mais resistentes à medida que o tempo passa. Acredita-se que essa tradição surgiu na Alemanha feudal, onde os casais que completavam 25 anos de união eram presenteados pela comunidade com adereços de prata e, aqueles que completassem 50 anos de união, eram presenteados com adereços de ouro.

Aqui segue uma lista de nomenclaturas e algumas sugestões de presentes para comemorar cada data:

01 ano de casamento – Bodas de Papel – é uma data delicada e cheia de simbolismo. Pode ser eternizada por um cartão, alguns bilhetes, bonecos de origami e lanternas de papel.

03 anos de casamento – Bodas de Trigo ou de Couro – o trigo faz referência à possíveis frutos que a relação começa a colher neste comento: fartura, prosperidade, amigos em comum ou mesmo ao nascimento de uma criança. O couro simboliza proteção. O trigo harmoniza com um cardápio italiano (onde o trigo é muito presente) e couro remete a objetos pessoais, como bolsa, carteira, cinto e acessórios.

05 anos de casamento – Bodas de Madeira – esta data combina com uma festa rústica e tem como opções de presentes variados, como canetas de madeira, relógios, óculos e adereços de madeira, além de baús e enfeites para casa feitos do mesmo material.

07 anos de casamento – Bodas de Lã ou de Latão – lã é sinônimo de conforto e proteção. Latão é um metal maleável, com durabilidade intermediária e muito flexível. Para presentear, o ideal são objetos que passem aconchego e intimidade, como blusões, meias, luvas ou objetos de decoração, como castiçais e objetos da mesa de jantar.

10 anos de casamento – Bodas de Estanho – estanho é um elemento químico de aspecto prateado, sólido, não oxida e é resistente à corrosão. Ele é utilizado para soldar materiais diferentes numa única peça. Acho que um casamento de 10 anos também é assim, não é? Há presentes maravilhosos feitos de estanho, como taças, crucifixos, pingentes e adereços.

12 anos de casamento – Bodas de Seda ou Ônix – Apesar da seda ser um fio resistente, tecidos de seda são delicados. Até hoje, a seda é produzida de maneira semelhante ao método ancestral, resultado de muita paciência e persistência. Ônix é uma pedra negra sinônimo de reequilíbrio e reestruturação. Uma camisola ou uma gravata de seda preta seriam boas sugestões.

15 anos de casamento – Bodas de Cristal – O cristal é formado por um processo geológico que pode levar milhares de anos. O resultado é um material sólido, transparente e precioso. Você pode comemorar esta data com uma jóia, com uma caneta decorada com cristais ou com uma festa decorada com objetos transparentes e espelhados.

20 anos de casamentoBodas de Porcelana – ao contrário do que possa parecer, a porcelana é um dos elementos mais fortes da natureza. Ela pode ser queimada numa temperatura mais alta do que a das outras cerâmicas e não apresentar nenhuma variação de cor ou formato. Além de ser uma sugestão refinada para a decoração de uma eventual comemoração, ela está presente em objetos decorativos, pingentes, canecas e obras de arte.

25 anos de casamento – Bodas de Prata – como vimos, nesta data, a tradição milenar era oferecer ao casal presentes feitos de prata. Pode-se ornar a festa com tons de cinza, chumbo e objetos espelhados. Na ocasião, alguns casais também trocam as alianças originais por joias novas.

30 anos de casamento – Bodas de Pérola – Elas são um dos únicos materiais da natureza que não precisam ser lapidados e são cerca de mil vezes mais resistentes do que o carbonato de cálcio puro. Para a festa, pode-se usar cores como o marfim, dourado, branco e, é claro, o próprio pérola. Para as mulheres, o presente ideal seria uma jóia e, para os homens, uma caneta ornada ou um alfinete-pérola.

Quarenta anos de casamento – Bodas de Esmeralda ou de Rubi – Estas são duas pedras preciosas e cheias de simbolismos. Você pode escolher uma das duas cores para as comemorações, de acordo com o seu gosto e personalidade. Os presentes podem ser joias ou quaisquer peças que tenham estas cores como elementos marcantes.

Cinquenta anos de casamento – Bodas de Ouro – é uma data especial para toda a família, dispensa apresentações. Historicamente, o casal recebia da sua comunidade ornamentos em ouro. Hoje, costuma-se promover uma festa que tem esta cor em destaque.

E então, já está planejando as suas bodas? E a de seus pais? E a de seus avós? Qual será a próxima boda da sua família?

Rate this post

Orçamento pelo WhatsApp